• fotografias ©: ASPACE Salamanca
A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) esteve, no dia 23 de janeiro, em Salamanca (Espanha) na primeira jornada de trabalho do Observatório Ibérico de Residências de Paralisia Cerebral (OIR).
Rui Coimbras, Presidente da Direção da FAPPC, esteve com as associações de paralisia cerebral de Lisboa, Porto, Beja, Faro, Viseu e Odemira no encontro com várias instituições e organismos de Portugal e Espanha – que, durante todo um dia, partilharam resultados, perspetivas e propostas com o objetivo comum defender e valorizar as pessoas com paralisia cerebral que são clientes/utentes de unidades residenciais.
Durante todo o passado dia 23 de janeiro foram quatro as sessões de discussão e análise sobre políticas sociais, saúde e envelhecimento, direitos e, ainda, produtos de apoio. Da discussão conjunta resultou a necessidade de se continuar a apostar em modelos de atuação focados na pessoa (cliente), bem como foi destacada a urgência em serem reforçados apoios (recursos financeiros e equipas) para assim se aumentar a autonomia e a participação das pessoas com paralisia cerebral.
Em vias de vir a integrar mais instituições, presentemente o Observatório Ibérico de Residências de Paralisia Cerebral integra seis associações portuguesas e quatro espanholas.









