Presidenciais: “manual” e folhetos com orientações

Composição de imagem com a primeira página de um documento da Comissão Nacional de Eleições. Além disso surge uma mão a colocar uma cruz junto de um traço ondulado em tons laranja. Logótipo da Comissão Nacional de Eleições e grafismo das Eleições Presidenciais 2026, com indicação da data: 18 de janeiro.

No âmbito da parceria entre a Comissão Nacional de Eleições (CNE), o Mecanismo de Monitorização da Implementação da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD) e diversos organismos representativos de pessoas com deficiência, foram elaborados um manual e dois folhetos contendo “orientações” para as Eleições Presidenciais dirigidos aos eleitores com deficiência, aos membros das mesas de voto, aos delegados das candidaturas, aos serviços públicos envolvidos no processo eleitoral e aos profissionais dos centros de saúde abertos no dia da eleição.

Os referidos documentos, refira-se, contaram com a colaboração da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral – quer a nível de conteúdos, quer também, em fase final, no “pormenor” de os “tornar” inteiramente acessíveis.