Marta Paço é tetracampeã mundial

Fotografia de duas pessoas numa praia. Ambas seguram pranchas de surf, uma verde, outra encarnada. Atrás vê-se o mar e um pontão com alguns pequenos edifícios e várias pessoas.
  • fotografia ©: Comité Paralímpico

Marta Paço fez história no mundial de surf ISA disputado em Huntington Beach, na Califórnia (Estados Unidos da América), ao conquistar pela quarta vez o título mundial da categoria feminina VI-1.

A surfista, invisual, de Viana do Castelo destacou-se da concorrência nas provas disputadas no dia 9 de novembro – fazendo uma pontuação de 10,83, enquanto as seguintes classificações tiveram uma pontuação de 4,66 e 4,50, respetivamente.

“Foi tão marcante como o primeiro título. São todos diferentes, mas este foi dos campeonatos em que me sinto melhor”, afirmou um jovem de 19 anos. Tiago Prieto, treinado por Marta Paço e Selecionador Nacional de Para Surfing, elogiou o atleta. “Hoje vi uma Marta mais madura, que controla melhor as suas emoções e que surfou muito bem. Isto é o concretizar do trabalho que temos feito durante todos estes anos”, referiu Tiago Prieto.