Paralímpicos: resultados e caminhos de futuro

Imagem de todos os 27 atletas paralímpicos portugueses sobre fundo azul escuro. Em cima, ao centro, logótipos da FAPPC e dos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Em rodapé indicação do sítio e redes sociais da FAPPC.

Portugal finalizou a participação nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 conquistando, em termos globais, sete medalhas e 18 diplomas. Em destaque – mais que a questão das medalhas e diplomas – está a presença e participação dos atletas paralímpicos portugueses.

Portugal “regressa” de França com duas Medalhas de Ouro, uma de Prata e quatro de Bronze, sendo de realçar o facto de o boccia português ter voltado a conquistar uma medalha paralímpica.

José Manuel Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico, considerou a participação da comitiva portuguesa com “um balanço francamente positivo”. Já Luís Figueiredo, Chefe da Missão Portuguesa, realça alguma preocupação em relação ao futuro da atividade paralímpica: “As projeções não são nada animadoras, mas acreditamos no trabalho que os clubes e federações estão a desenvolver”, defendeu.

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 realizaram-se entre 28 de agosto a 8 de setembro e contaram com a participação de 27 atletas portugueses em 10 modalidades – salvaguardando-se a exclusão de uma atleta na modalidade de “powerlifting” devido a um resultado positivo num controlo antidoping.