8.º Fórum INR

Captura de ecrã de debate realizado em formato digital. Na imagem são visíveis inúmeras pequenas janelas com parte dos participantes no encontro. Em destaque, do lado direito, Fernando Paulo Sousa, Vereador da Câmara do Porto. O nome dos restantes participantes foi digitalmente desfocado.

Os 50 anos da Democracia e o percurso das políticas e medidas de não institucionalização foram os temas propostos para o 8.º Fórum do Instituto Nacional de Reabilitação, iniciativa realizada no dia 5 de setembro.

A sessão de abertura deste fórum esteve a cargo de Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Educação e Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto. Fernando Paulo destacou o “muito conquistado nos mais recentes anos no que aos direitos das pessoas com deficiência respeita”, mas frisou que “a educação inclusiva ainda tem alguns passos a dar”, bem como todas as questões relacionadas com a institucionalização (ou desinstitucionalização). “Há que encontrar as necessárias novas medidas e políticas que permitam uma melhor inserção das pessoas com deficiência na comunidade”, disse o Vereador da Câmara do Porto – assumindo que, sempre, “em vez de segregar (enquanto sociedade) temos que fazer tudo para integrar”.

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral marcou também presença neste encontro.