- fotografias ©: Pedro Vasco Oliveira / Solidariedade
Realizou-se, no dia 1 de julho, em Fátima, o Conselho Geral da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).
Dos vários assuntos em discussão, destaque para a informação partilhada pelo responsável da CNIS em relação a possíveis reforços financeiros extra (nas comparticipações do Estado) no que concerne a várias valências e serviços das Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Lino Maia referia-se a algumas conversações que têm existido com o Governo – em especial com a Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes – informando “que aguarda pela conclusão do estudo dos custos por resposta social e garantir que o que está no Pacto de Cooperação para a Solidariedade Social seja cumprido”.
O responsável da CNIS revelou que “muito brevemente – ainda este mês de julho – espera-se que seja atribuído um apoio extraordinário, privilegiando as valências de Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI), Centro de Dia, Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), Serviço de Apoio Domiciliário e Lar Residencial”.