Realizou-se a 22 de maio, nas instalações do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), a cerimónia de entrega do “Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe”.
Rodrigo Ramos, Presidente do Conselho Diretivo do INR, defendeu durante a cerimónia que “a inovação e a tecnologia são um excelente instrumento para concretizarmos objetivos que de outra forma não conseguiríamos, sobretudo para pessoas com deficiência”. Nesta cerimónia o INR (em parceria com o “Grupo Os Mosqueteiros”) atribuiu o primeiro prémio ao projeto ‘‘JUKA – dispositivo vestível multifunções para pessoas com Parkinson’’, de Roberta Dutra de Andrade, bem como uma menção honrosa ao projeto ‘‘Manual de Desenvolvimento Local Fórum Urbano’’ da Associação Localsapproach.
A manhã também contou com uma mesa redonda sob o tema “A Inovação para a Inclusão”, com moderação de Rui Coimbras (presidente da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral e membro do Júri nomeado pela Comissão de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência) A referida mesa redonda contou com as participações de Helena Alexandre (Diretora de Serviços da Unidade de Investigação, Formação e Desenvolvimento do INR), Pedro Encarnação (Professor na Católica Lisbon School of Business & Economics) e Pedro Sousa (Direção-Geral do Consumidor).
O Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe desenvolve-se na área da inovação tecnológica e pretende promover a inclusão, a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das Pessoas com Deficiência.