“Professor” Coimbras deu aula em Coimbra

Uma pessoa, sorridente, segura um computador antigo (ZX Sinclair) nas mãos.
  • fotografias ©: Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra

Rui Coimbras, Solution Architect da Softinsa/IBM e Presidente da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC), lecionou, como convidado, uma aula de Tecnologias de Interface do Mestrado em Design e Multimédia.

Dedicada à temática do design e tecnologias para a acessibilidade de cidadãos com Paralisia Cerebral, a aula realizada no dia 23 de fevereiro contou com a participação de Pedro Santos, em representação Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, e de José Ataíde, Sustainable Business Development da Softinsa/IBM.

Para Rui Coimbras esta ação – mais que a “aula” propriamente dita – tem relevância porque “é muito importante alertar esta nova geração de informáticos, que vão construir as aplicações de amanhã, para que nunca se esqueçam de fazer tudo acessível para todos”. A aula, refira-se, foi dedicada pelo responsável da FAPPC à memória, póstuma, de Ricardo Coimbras – seu irmão e aluno do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra entre 1989 e 1994.

Esta atividade surge enquadrada no plano estratégico de colaboração entre o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e a Softinsa (empresa subsidiária da IBM). Projeto de colaboração que, refira-se, se irá alargar a outras áreas – nomeadamente a Inteligência Artificial e as Cidades Inteligentes, estando igualmente já em curso um conjunto de ações na área da Computação Quântica.