JN: Ensino Superior; novas regras limitam acesso?

Cópia das páginas 18 e 19 do Jornal de Notícias de 16 de maio de 2024. Em destaque notícia sobre a redução de estudantes com deficiência no Ensino Superior. A notícia é acompanhada de vários gráficos explicativos dos números referidos. A notícia está disponível para assinantes do JN em www.jn.pt/7720270014/novas-regras-travam-entrada-de-alunos-com-deficiencia-no-superior/
  • Jornal de Notícias, 16 de maio de 2024 – texto: Joana Amorim | fotografia: Igor Martins / Global Imagens

De acordo com o “Jornal de Notícias”, neste ano letivo entraram apenas 201 alunos do designado “contingente especial” (com deficiência e/ou necessidades especiais), um valor que representa menos 54% face a 2022.

A introdução de um novo critério para acesso ao Ensino Superior por estudantes com deficiência pelo contingente prioritário fez com que, no ano passado, o número de colocados fosse reduzido para mais de metade. O Ministério da Educação, Ciência e Inovação, citado pelo jornal, garante estar a “estudar os impactos das alterações introduzidas em 2023”.

Além das recentes condicionantes em termos de apresentação de documentos, estarão também a verificar-se exclusões por alguns estudantes não serem considerados como “medidas adicionais”, nomeadamente em relação a surdos e apoio de Língua Gestual Portuguesa.

Consulte em Jornal de Notícias, 16 de maio de 2024. [acesso exclusivo a assinantes]