Projetos apoiados pelo Instituto Nacional de Reabilitação, I.P.
A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral vem por este meio informar que os Projetos “Contraste” e “Todos por um, a jogar e a brincar” foram aprovados e cofinanciados pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P., 2014.
Os projetos supracitados têm como principais objetivos:
“Contraste”
Este Projeto nasceu a partir da peça de dança integrada, com o mesmo nome que teve origem no Projeto “Replicar a CiM”, cofinanciado pelo INR, I.P. em 2013.
O espetáculo “Contraste”, criado com um elenco selecionado através de workshops/castings durante o desenvolvimento do projeto anteriormente mencionado, proporcionou a todo o elenco de pessoas com deficiência e bailarinos profissionais uma experiência única e enriquecedora.
Apesar dos excelentes resultados obtidos, os intérpretes com deficiência necessitam de continuar a trabalhar no sentido de desenvolverem competências e práticas que lhes permitam ter novas experiências de palco, postura e atitude profissional.
Deste modo, a FAPPC e as entidades parceiras no projeto propõem criar, a nível nacional, um projeto cultural na área da dança e do transdisciplinar, almejando a via do profissionalismo.
“Todos por um, a jogar e a brincar”
O Projeto “Todos por um, a jogar e a brincar”, que apresenta uma forte implantação em todos os concelhos da Península de Setúbal, tem pautado a sua intervenção pela participação ativa das crianças e jovens com deficiência, não só no contexto escolar como comunitário, numa perspetiva de cidadania plena.
Para que a inclusão seja efetiva, o universo de intervenção alarga-se muito além dos jovens com deficiência, trabalhando-se com os seus pares, as famílias, docentes e voluntários.
Este projeto compõe-se de três eixos fundamentais:
- Eixo 1 – Inclusão escolar e social e capacitação dos intervenientes do cenário educativo
Este eixo consiste no desenvolvimento de atividades que promovam o desporto, envolvendo progressivamente mais escolas; e em aprofundar as ferramentas tecnológicas disponibilizadas aos docentes, alunos, famílias e entidades de modo a catalisar a inclusão dos alunos com deficiência.
- Eixo 2 – Whelldance
O grupo de dança, de expressão corporal e participação comunitária é constituído por pais, filhos (com deficiência), irmãos e outros interessados e tem como objetivo proporcionar experiências positivas que contrariem o quotidiano.
- Eixo 3 – O Sol quando brilha é para todos
Contempla a interrupção das atividades letivas de verão. Numa parceria com a Câmara Municipal do Seixal a dinamização de um campo de férias inclusivo, privilegiando a socialização.
É de salientar que os conteúdos e produtos dos projetos supracitados são da exclusiva responsabilidade da FAPPC.